Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Lúdico e Lúcido

Este anagrama foi proposto pela poeta Orides Fontela, em um dos seus belos poemas, intitulado "Ludismo". Parece-me que é uma das melhores formas de definir a relação arte e conhecimento; na arte, o conhecimento se constroi por meio de um processo lúdico, em que entram em cena o prazer do jogo e a abertura para o novo. Saber e sabor se complementam e se relacionam de modo intrínseco nas elaborações artísticas. Entre elas, está a produção de textos criativos.

A escola costuma separar saber e sabor. Isso é particularmente grave quando ocorre nas aulas de literatura, em que o texto, quase sempre escrito em uma época distante da atualidade do leitor/aluno, é visto como fruto de uma escrita inspirada, elaborada por uma espécie de autor-gênio, e se transforma em algo que deve ser lido com reverência, distância, quase temor.

Com o intuito de contribuir para mudar essa perspectiva, o Projeto multipliCIDADEscrita oferece oficinas de criação literária em escolas públicas de Maceió. Na semana passada, uma dessas oficinas foi realizada na Escola Estadual Romeu de Avelar, localizada na Rua Rações Carb, 1. A responsável foi a bolsista do projeto Karolynne Kaya, estudante de graduação do Curso de Letras/Ufal. Cerca de 20 estudantes do segundo ano do Ensino Médio produziram textos sobre o tema "cenas urbanas".

Em breve, alguns desses textos serão expostos aqui no blog do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário