Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Milton Santos & a cidade

“O centro do mundo está em todo lugar. O mundo é o que se vê de onde se está”

Milton Santos



O geógrafo Milton Santos é um dos intelectuais mais importantes e instigantes da história brasileira. Não só pelas suas ideias que nasciam de um modo diferente de olhar para o espaço e as relações entre os homens nele estabelecidas, mas também pelo seu compromisso em refletir sobre as questões brasileiras, desde os primeiros momentos da colonização até os dilemas atuais, em especial, no espaço urbano.
Este baiano é um dos muitos descendentes de escravos africanos que chegaram ao Brasil para viver em condições extremas e que conseguiram superá-las, a partir de árduo trabalho, e instaurar novos modos de compreender o País. Milton Santos era filho e neto de professores, com eles aprendeu o prazer de estudar e levou isso para sua própria história. Apesar de formado em Direito, consagrou-se como professor e pesquisador na área de Geografia. Escreveu cerca de quarenta livros traduzidos para muitas línguas, concedeu inúmeras entrevistas e publicou centenas de artigos, como este que vocês podem ler aqui, "O tempo nas cidades".

Que possamos aprender com o professor Milton Santos modos mais criativos e justos de habitar os espaços urbanos. Que possamos aprender também a sua alegria, apesar da aguda consciência dos problemas sociais brasileiros, expressa no sorriso sempre aberto, maravilhoso, capaz de encantar os que dele se aproximavam.



Um comentário: